Tema central da atividade educacional
Elementos Químicos e suas aplicações
Objetivos de aprendizagem
- Fazer com que o aluno passe a interagir com a TABELA PERIÓDICA, e familiarizar-se com a mesma e tomar conhecimentos dos elementos químicos que a compõem e suas propriedades químicas.
- Apresentar o uso de uma TABELA PERIÓDICA INTERATIVA.
- Levar aos alunos a possibilidade de perceberem as aplicações dos elementos químicos existentes na natureza.
- Refletir sobre seu uso racional e levarem a uma discussão do uso dos recursos naturais e suas consequencias ao meio ambiente.
- Contribuir para uma participação colaborativa.
- Proporcionar ambiente de aprendizagem e intercâmbio dos conteúdos em um blog, Google docs ou outra ferramenta da web 2.0
Estimular a produção de material pedagógico em um ambiente de colaboração virtual.
Mostrar os elementos químicos e como eles estão inseridos em nosso cotidiano.
- Ao professor cabe também a função de averiguar os conhecimentos prévios dos alunos.
* Segmento de ensino e séries envolvidas
- Ensino Médio e Técnico (primeiro e segundo ano), e também no Ensino Superior (primeiro período).
Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas
- Google docs
- Vídeos do youtube
- Wikipédia
Metodologia de aplicação
- Dispor as ferramentas a serem usadas aos alunos e orientar quanto ao seu uso.
- Criar grupos de 4 alunos.
- Distribuir a cada grupo os elementos químicos para elaborar o material e orientar quanto a criação da pesquisa e sua disponibilização no GOOGLE DOCS e BLOG e compartilhamento dos conteúdos e deixar comentários e sugestões.
- Sugerir aos alunos criarem vídeos, com uso de celular ou filmadora, mostrando objetos que contenham os elementos químicos do referido grupo no seu cotidiano e postar como forma de perceber o uso dos recursos naturais e as aplicações inerentes.
- Fazer acompanhamento das tarefas deixando comentários e fazer correções se necessário.
Elementos Químicos e suas aplicações
Objetivos de aprendizagem
- Fazer com que o aluno passe a interagir com a TABELA PERIÓDICA, e familiarizar-se com a mesma e tomar conhecimentos dos elementos químicos que a compõem e suas propriedades químicas.
- Apresentar o uso de uma TABELA PERIÓDICA INTERATIVA.
- Levar aos alunos a possibilidade de perceberem as aplicações dos elementos químicos existentes na natureza.
- Refletir sobre seu uso racional e levarem a uma discussão do uso dos recursos naturais e suas consequencias ao meio ambiente.
- Contribuir para uma participação colaborativa.
- Proporcionar ambiente de aprendizagem e intercâmbio dos conteúdos em um blog, Google docs ou outra ferramenta da web 2.0
Estimular a produção de material pedagógico em um ambiente de colaboração virtual.
Mostrar os elementos químicos e como eles estão inseridos em nosso cotidiano.
- Ao professor cabe também a função de averiguar os conhecimentos prévios dos alunos.
* Segmento de ensino e séries envolvidas
- Ensino Médio e Técnico (primeiro e segundo ano), e também no Ensino Superior (primeiro período).
Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas
- Google docs
- Vídeos do youtube
- Wikipédia
Metodologia de aplicação
- Dispor as ferramentas a serem usadas aos alunos e orientar quanto ao seu uso.
- Criar grupos de 4 alunos.
- Distribuir a cada grupo os elementos químicos para elaborar o material e orientar quanto a criação da pesquisa e sua disponibilização no GOOGLE DOCS e BLOG e compartilhamento dos conteúdos e deixar comentários e sugestões.
- Sugerir aos alunos criarem vídeos, com uso de celular ou filmadora, mostrando objetos que contenham os elementos químicos do referido grupo no seu cotidiano e postar como forma de perceber o uso dos recursos naturais e as aplicações inerentes.
- Fazer acompanhamento das tarefas deixando comentários e fazer correções se necessário.
- Informar com uso do TWITTER aos respectivos grupos sugestões e dicas de sites para complementar o material.
Forma de avaliação
- Avaliação do conteúdo elaborado e seus comentários dos demais trabalhos e da participação da cada grupo.
- A nota seria por grupo e representaria um peso sobre a prova de avaliação escrita de cada aluno.
Cronograma
- Um quadrimestre, dividido em períodos:
- Primeiros dois meses para interagir os alunos as ferramentas e publicação do conteúdo.
-Os outros dois meses para que os alunos comentem os trabalhos dos demais grupos com sugestões e a participação do professor nos comentários e os devidos ajustes.
Material de apoio: referências bibliográficas, sites da internet, etc.
http://www.tabelaperiodica.org
http://imagens.tabelaperiodica.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/
www.youtube.com/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.agracadaquimica.com.br/
http://www.quimica.net/emiliano/index.html
www.colegioweb.com.br/quimica
http://twitter.com/tabelaperiodica
http://www.quimlab.com.br/guiadoselementos/tabela_periodica.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário