..........

Bem vindos ao webquim.

APRENDIZAGEM COLABORATIVA

“Este será nosso espaço onde serão publicados atividades, tarefas, trabalhos, comentários, textos, dicas diversas, etc. Ou seja, nosso espaço de aprendizagem colaborativa de Química, temas interdisciplinares, entre outros”.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Elementos Químicos e suas aplicações

Tema central da atividade educacional

Elementos Químicos e suas aplicações

Objetivos de aprendizagem

- Fazer com que o aluno passe a interagir com a TABELA PERIÓDICA, e familiarizar-se com a mesma e tomar conhecimentos dos elementos químicos que a compõem e suas propriedades químicas.

- Apresentar o uso de uma TABELA PERIÓDICA INTERATIVA.

- Levar aos alunos a possibilidade de perceberem as aplicações dos elementos químicos existentes na natureza.

- Refletir sobre seu uso racional e levarem a uma discussão do uso dos recursos naturais e suas consequencias ao meio ambiente.

- Contribuir para uma participação colaborativa.

- Proporcionar ambiente de aprendizagem e intercâmbio dos conteúdos em um blog, Google docs ou outra ferramenta da web 2.0

Estimular a produção de material pedagógico em um ambiente de colaboração virtual.

Mostrar os elementos químicos e como eles estão inseridos em nosso cotidiano.

- Ao professor cabe também a função de averiguar os conhecimentos prévios dos alunos.


* Segmento de ensino e séries envolvidas


- Ensino Médio e Técnico (primeiro e segundo ano), e também no Ensino Superior (primeiro período).

Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas

- Google docs
- Vídeos do youtube
- Wikipédia

Metodologia de aplicação

- Dispor as ferramentas a serem usadas aos alunos e orientar quanto ao seu uso.
- Criar grupos de 4 alunos.

- Distribuir a cada grupo os elementos químicos para elaborar o material e orientar quanto a criação da pesquisa e sua disponibilização no GOOGLE DOCS e BLOG e compartilhamento dos conteúdos e deixar comentários e sugestões.

- Sugerir aos alunos criarem vídeos, com uso de celular ou filmadora, mostrando objetos que contenham os elementos químicos do referido grupo no seu cotidiano e postar como forma de perceber o uso dos recursos naturais e as aplicações inerentes.

- Fazer acompanhamento das tarefas deixando comentários e fazer correções se necessário.

- Informar com uso do TWITTER aos respectivos grupos sugestões e dicas de sites para complementar o material.


Forma de avaliação

- Avaliação do conteúdo elaborado e seus comentários dos demais trabalhos e da participação da cada grupo.

- A nota seria por grupo e representaria um peso sobre a prova de avaliação escrita de cada aluno.

Cronograma

- Um quadrimestre, dividido em períodos:

- Primeiros dois meses para interagir os alunos as ferramentas e publicação do conteúdo.

-Os outros dois meses para que os alunos comentem os trabalhos dos demais grupos com sugestões e a participação do professor nos comentários e os devidos ajustes.


Material de apoio: referências bibliográficas, sites da internet, etc.

http://www.tabelaperiodica.org
http://imagens.tabelaperiodica.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/
www.youtube.com/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.agracadaquimica.com.br/
http://www.quimica.net/emiliano/index.html
www.colegioweb.com.br/quimica
http://twitter.com/tabelaperiodica
http://www.quimlab.com.br/guiadoselementos/tabela_periodica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário