..........

Bem vindos ao webquim.

APRENDIZAGEM COLABORATIVA

“Este será nosso espaço onde serão publicados atividades, tarefas, trabalhos, comentários, textos, dicas diversas, etc. Ou seja, nosso espaço de aprendizagem colaborativa de Química, temas interdisciplinares, entre outros”.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Metais estão ameaçados de extinção

Esse artigo por si só, fornece uma excelente oportunidade para um debate em sala de aula sobre o uso de vários elementos químicos, suas reservas, seu esgotamento na natureza, efeitos ao meio ambiente, reciclagem e uma reflexão de uso consciente.

Os telefones celulares e os computadores podem usar até 40 elementos químicos, em quantidades que vão de miligramas a gramas. Não é à toa que virou um chavão afirmar que cada celular, além da mais moderna tecnologia, tem também metade da Tabela Periódica em seu interior. [Imagem: Unep]

Exaustão dos metais

“Os cientistas devem antever a possibilidade de que eles poderão não dispor de toda a Tabela Periódica para trabalhar no futuro sobre a oferta mundial de metais”.

Na lista dos "metais ameaçados de extinção" estão Lítio, Neodímio e Índio, todos elementos essenciais para a indústria eletrônica, principalmente o Lítio, que é a base de todas as baterias dos equipamentos portáteis atuais.

A "extinção" referida é, na verdade, um risco de exaustão, o termo utilizado para se referir ao fim das reservas de uma mina - neste caso, os pesquisadores apontam o risco de exaustão não apenas de uma mina, mas de todas as reservas conhecidas no mundo.

Questão de reciclagem

"Exceto para os metais básicos principais e para dois metais preciosos, as taxas de reciclagem de todos os metais da Tabela Periódica são baixos," prossegue Graedel. "Isto significa que eles são usados uma vez e descartados, e este é um enfoque não sustentável."

A única saída para evitar a falta desses metais, segundo o relatório, é iniciar ou aumentar a reciclagem.

Meia Tabela Periódica em cada celular

Os telefones celulares e os computadores podem usar até 40 elementos químicos, em quantidades que vão de miligramas a gramas. Não é à toa que virou um chavão afirmar que cada celular, além da mais moderna tecnologia, tem também metade da Tabela Periódica em seu interior.

Metal mais raro

Usado na fabricação de LEDs e eletrodos transparentes para as telas planas e monitores e TVs, menos de 1% do índio hoje utilizado é reciclado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário